domingo, 29 de janeiro de 2012

Pé de Meia e Fantoche - um presente especial!



As crianças, uma parte de nós, uma parte do mundo...são o nosso mundo e merecem a nossa dedicação!

Cada momento é único...eles crescem tão depressa! Por isso devemos acompanhar cada progresso e vivê-lo intensamente!




Com a chegada do primeiro aniversário da minha sobrinha, lembrei-me de fazer um pé de meia e um fantoche para lhe oferecer!

Usei duas meias de tamanho infantil, cola para tecido, cartão, lã, tecidos, botões e uma bonequinha em tecido para decorar. Espero que os próximos fantoches saiam melhor, nunca tinha feito nenhum e as medidas foram tiradas a olho...mas acho que ficou giro e foi feito com carinho!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Migalha a migalha juntarei com um objectivo!



Hoje inspirei-me no artigo que a Especialmente Gaspas escreveu, no blog Acuadoiro

Decidi ter um mealheiro, o qual vou obrigar-me a abrir apenas quando já tiver dinheiro suficiente para tirar a carta de condução!

Podemos transformar qualquer recipiente em mealheiro!

Qual o vosso mealheiro preferido? e onde gastariam esse dinheiro?


Objectivos e determinação para os levar a cabo... são coisas que devemos ter sempre em mente : )

sábado, 21 de janeiro de 2012

Aloe Vera


Aloe Vera ou Babosa,

É uma planta originária das regiões desérticas, que cresce espontaneamente nos trópicos, mas é cultivada um pouco por todo o mundo. Tem folhas verdes e espinhosas nas laterais, em forma de lanças, que crescem com o aspecto de rosetas. As folhas são erectas e não “encaracolam” com o crescimento, que podem atingir os 75 cm de comprimento e pesar mais de 1 kg cada.

Esta planta tem o poder de reter a água para se manter hidratada mesmo nos climas mais áridos, pelo que, ao ser cultivada nas nossas casas convém não abusar das regas. O excesso de água apodrece o caule e raiz acabando por matar a planta. (e eu que o diga, porque já perdi algumas que tinha plantadas no quintal devido ao excesso de água no inverno)


O Aloé Vera da imagem de apresentação encontra-se na varanda do apartamento da minha filha. Os outros dois são da minha safra... :)



Planta muito utilizada para diversos fins medicinais há muito anos, com grande poder regenerador e antioxidante, é usada tanto interna como externamente. São-lhe reconhecidas propriedades anti-bacterianas, cicatrizantes, hidratantes, calmantes, entre outras.


Neste texto pretendo falar da minha experiência pessoal com esta planta, porque informações mais ou menos científicas, existem muitas a circular pela net, é só uma questão de procurar…


Não vou ao exagero de a considerar milagrosa, mas que ajuda muito em certas situações, lá isso ajuda!

Há muitos anos que entrei em contacto com esta planta através dos meus pais e a partir daí, em vasos ou directamente no chão, sempre fez parte dos nossos “pertences”.

Pessoalmente utilizo-a sobretudo para tratar pequenas lesões externas, como é o caso de feridas ou queimaduras. Logo após o contacto da pele com fonte de calor, passar um pouco do interior da folha, alivia imenso a dor e em geral não deixa ganhar bolha. Já tive até situações em que a vermelhidão da queimadura, no dia seguinte tinha desaparecido completamente.

Ter uma planta destas é muito útil para quem passa o tempo a queimar-se enquanto cozinha, como é o meu caso.

Outra das suas aplicações que muito aprecio, é a sua capacidade como produto de cosmética. Dá uma óptima máscara de beleza!!

E sim, já experimentei!
Espalhei o gel contido no interior da folha em algumas partes do corpo, inclusive rosto, deixei alguns minutos até secar e depois lavei simplesmente com água e o resultado foi muito bom. A pele ficou macia e muito agradável ao toque.


Como proceder
:

-Cortar uma das folhas rente ao caule, de preferência das de baixo porque são as mais antigas e sendo assim preserva-se o crescimento da planta e retira-se-lhe o melhor em termos medicinais. (Confesso que por vezes corto só uma “ponta” da folha e deixo o resto na planta que acaba por cicatrizar a zona do corte e mais tarde servirá para mais aplicações).

- Lavar e limpar bem a folha.

- Cortar um pedaço com tamanho suficiente para o que se pretende e guardar o resto no frigorífico.

- Retirar os “picos” cortando uma fina tira aos lados da folha.

-Cortar o pedaço da folha a meio, no sentido longitudinal.

- Passar a polpa branca e gelatinosa nas feridas, queimaduras ou pele a hidratar. A parte verde serve para ajudar a segurar e assim melhor aplicar o que interessa… Por vezes, algumas folhas têm um líquido amarelo na sua extremidade, que convém retirar antes de usar. Eu costumo fazer isso pondo aquele pedaço da folha debaixo da água da torneira e deixo correr.

- Aplicar várias vezes ao dia, ou conforme se desejar.


terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Bom dia à criança que existe em nós!

(desenho que uma turma de crianças me ofereceu no Natal)



"Grande homem é aquele que não perdeu o coração de criança."


J. Wu


segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Bom dia com Arte e Alegria!



"Todos os dias devíamos ouvir um pouco de música, ler uma boa poesia, ver um quadro bonito e, se possível, dizer algumas palavras sensatas."

Goethe

sábado, 14 de janeiro de 2012

Laranja, o ouro da terra



Dizem que laranja de manhã é ouro, à tarde prata e à noite mata!

Eu sempre as comi e bebi o seu sumo em qualquer momento do dia e ainda aqui estou para contar e de plena saúde!!

Para quem ingere litros e litros de refrigerantes industrializados aqui fica a composição geral da maior parte desse tipo de produtos:

- Água, açúcar, extractos ou aromas sintetizados de frutas, acidificantes, antioxidantes, conservantes, edulcorantes e dióxido de carbono.

Acham que ainda vale a pena ingerir tudo isto, que muitas vezes é altamente calórico, em vez de um sumo natural de frutas?



Uma laranja com cerca de 100 gramas tem aproximadamente 50 calorias, mais ou menos as mesmas que um pedaço de ananás ou abacaxi com o mesmo peso e que é tão recomendado nas dietas alimentares.




Muito rica em vitamina C e sais minerais o seu consumo ajuda em casos de resfriado, nervosismo, irritabilidade, dores de cabeça causadas por espasmos arteriais, transtornos digestivos, palpitações cardíacas, desmaios e desfalecimentos. No entanto, não deve ser consumida em jejum por pessoas que sofrem da vesícula biliar.

O sumo deve ser consumido de preferência diluído, porque a sua concentração em ácidos orgânicos pode causar gastrite se consumido puro em excesso.




A vitamina C ajuda a absorção do ferro, pelo que é recomendável que nas refeições ricas em alimentos com ferro, se complemente com um bom copo de sumo natural de laranja!



Em caso de frieiras, cortar uma laranja ao meio, aquecer bem uma das metades e introduzir nela a parte da mão afectada (mão ou outra parte qualquer que tenha frieira).



sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Frigatriscaidecafobia





SEXTA-FEIRA



Diz a lenda escandinava que Loki, deus do fogo, um espírito do mal e da discórdia, apareceu, sem ser convidado, num banquete onde estavam 12 deuses. Loki armou uma cilada que desencadeou a morte de Balder, o deus favorito, que representava a justiça e a sabedoria.
Dai surgiu a ideia de que uma refeição com 13 pessoas à mesa é sinal de desgraça!

Uma outra lenda nórdica conta que quando as tribos nórdicas e germânicas foram convertidas ao cristianismo, Freya, a deusa da paixão e da fertilidade, passou a ser narrada como uma bruxa exilada no alto de uma montanha. Para provocar a raiva das pessoas pela deusa, dizia-se que ela se reunia todas as 6as feiras com 11 bruxas e o demónio para rogar pragas sobre os humanos.

Sexta-feira nas línguas anglo-saxonicas deriva do nome desta deusa. O patriarcado judaico-cristão associou a sexta-feira à maldição e com isso, tudo o que está relacionado com o feminino, as formas arredondadas, a menstruação, a magia, o humor cíclico, etc.

Estas lendas foram associadas à última ceia na qual Jesus e os 12 Apóstolos juntaram-se à mesa e também um elemento, Judas Iscariotes, foi um traidor e o causador da morte de Jesus. A crucificação de Jesus ocorreu numa 6a Feira.

Para uns, o numero 13 tem uma simbologia positiva. Para outros, há uma série de situações que acreditam ser potenciais causadoras de azar.

A palavra Azar, de origem árabe, Azzahar, significa segundo o dicionário português, má sorte e infelicidade.

Triscaidecafobia é o medo irracional e pouco comum do número 13. O medo específico da sexta-feira 13 é chamado de parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia.



Pessoalmente, acredito que há energia em tudo o que existe, quer seja em pensamentos, em números ou objectos...e parte de nos absorver e transformar em positiva essa energia. Parte de nos viver em harmonia com os outros e tornar todos os dias importantes e úteis!



Deixo aqui como curiosidade algumas superstições:

-ELEFANTES: Ter uma representação de elefante em cima de um móvel, sempre com a tromba erguida mas de costas para a porta de entrada, evita a falta de dinheiro.

-ORELHA: Se a sua orelha aquecer de repente, é porque alguém está a falar mal de si. Nesse caso, vá dizendo os nomes dos suspeitos até a orelha voltar à temperatura normal. Para aumentar a eficiência do contra-ataque, morda o dedo mindinho da mão esquerda: o sujeito irá morder a própria língua!

-GATOS: Na idade média, acreditava-se que os gatos pretos eram bruxas transformadas em animais. Por isso a tradição diz que passar por um gato preto traz azar. Os místicos, no entanto, têm outra versão. Quando um gato preto entra em casa é sinal de dinheiro a entrar. Acariciar um gato atrai boa sorte. Ter um gato em casa atrai fortuna. Se um gato flectir as patas e deitar-se sobre elas deixando-as escondidas é sinal que uma tempestade se aproxima.

-ESPELHOS: Quem partir um espelho terá sete anos de azar. Olhar-se num espelho partido é ainda pior, Significa quebrar a própria alma. Ninguém deve olhar também para um espelho à luz das velas nem permitir que outra pessoa olhe para um espelho ao mesmo tempo.

-GUARDA-CHUVA: Dentro de casa, o guarda-chuva deve ficar sempre fechado, abri-lo dentro dentro de casa traz infortúnios e problemas aos familiares.

-ARANHAS: aranhas, grilos e lagartixas representam boa sorte para o lar. Matar uma aranha pode causar infelicidade no amor.

-BRINDAR: Se o seu copo contiver algum tipo de bebida alcoólica, não brinde com ninguém cujo copo contenha bebida sem álcool. Vocês terão os vossos desejos invertidos.

-VASSOURA: Colocar uma vassoura com o cabo para baixo atrás da porta faz as visitas indesejáveis irem embora. A vassoura deve ser guardada na posição vertical para evitar desgraças. As crianças que montarem em vassouras serão infelizes. Varrer a casa à noite expulsa a tranquilidade.

-NÚMERO 13: O número 13 é tido ora como sinal de infortúnio, ora de bom agouro. Se uma sexta-feira calhar no dia 13 é um mau sinal. Todo o cuidado é pouco nesse dia. O numero 13 é tão temido que há lugares onde os prédios não possuem o 13º andar.

-ESCADA: Passar por debaixo da escada pode trazer má sorte, mas quem já estiver azarento e passar por debaixo da escada pode dizer adeus ao azar, pois ele é quebrado nesse momento.

-MADEIRA: se você bater num tronco de árvore oco três vezes expulsa o azar.

-MAU-OLHADO (ou olho-gordo): característica creditada a algumas pessoas, consistindo na capacidade de fazer mal a alguém apenas submetendo-o ao seu olhar.

-FONTES: atirar uma moeda para uma fonte de água realiza um desejo pedido.

-TREVOS: encontrar um trevo de quatro folhas tira todo o seu azar.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Agendas Artesanais


Com a chegada de um novo ano, abrem-se novas agendas.


Variam as cores, tamanho, organização...mas o que interessa é poder planear e organizar, neste caso em papel, a vida diária de uma forma prática e útil.


Já há alguns anos que me habituei a fazer as minhas próprias agendas e este ano não foi excepção!


Uma primeira folha com a minha identificação, seguem-se os 12 meses separados por uma folha que indica o mês e respectivo calendário. No fim tenho a minha lista de contactos e algumas folhas para apontar notas.
Por ultimo, coloquei também um envelope, que pode dar jeito a quem tem tendência para acumular papelinhos!!!



Escrita com o auxilio de régua e caneta...ou imprimida a computador, conforme a paciência de cada um, aqui deixo a sugestão!


segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Felicidade - para reflectir





"A felicidade não depende do que nos falta, mas do bom uso que fazemos do que temos"

Thomas Handy









domingo, 8 de janeiro de 2012

Cabides Personalizados


Tudo o que usamos pode ser belo...




Cada qual com as suas manias e maneira de organizar as coisas. O roupeiro, por exemplo, pode guardar roupas de forma aleatória...ou pode ter algum sistema de organização.

Há quem organize o roupeiro segundo as estações do ano, roupas frescas para um lado e quentes para outro.

Há também quem separe camisas e camisolas para um lado, calças para outro, ainda uma zona de casacos, etc.



Eu gosto de organizar as roupas por cores: tons verdes, castanhos e laranja de um lado., azul, rosa e roxo noutra secção e ainda uma parte do roupeiro para preto e vermelho. O meu antigo roupeiro tinha três portas, cada uma com duas gavetas respectivas e eu achava prático organizar tudo por cores.

Agora com um roupeiro mais pequeno a ser partilhado por dois, é preciso rentabilizar o espaço!

Mas mesmo com pouco espaço, é possível dar um toque pessoal...e marcar a diferença!

Por isso deixo aqui estes cabides forrados com tecido, como sugestão!



Usados simplesmente para pendurar roupa, ou cheios com alfazema para perfumar a roupa e afastar a traça...para si ou para oferecer como presente criativo e personalizado!



sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Máscara de beleza natural

Hoje deu-me para me besuntar com azeite! (arggggg, é a expressão que estou a imaginar em vocês leitores, ao lerem isto) :)

Acordei com a pele à volta dos olhos tão seca que parecia papel. Quando me olhei ao espelho ia tendo uma coisinha má tal foi o susto! Tinha mais uns 10 anos em cima, que na noite anterior ao deitar-me...

Deitei mão da coisa mais gordurosa que tinha em casa. Já estão a imaginar o que foi?! O azeite da cozinha, claro está!

Com suaves pancadinhas, espalhei uma gotinha à volta de cada olho e maçãs do rosto e passado uma hora ao tomar banho saiu tudo, ficando a pele suave e macia, sem a desagradável sensação de "repuxar". Depois espalhei o creme habitual, neste caso, o recomendado pelo dermatologista para peles atópicas e estava fresca, bela e pronta para começar um novo dia!!

O azeite, já vem sendo usado desde a antiguidade pelos gregos e romanos não apenas na culinária, mas também como medicamento, unguento ou bálsamo.
O azeite de oliva tem várias substâncias benéficas para a saúde e a sua gordura não se transforma em colesterol. O seu consumo regular ajuda a prevenir acidentes cardio-vasculares (enfartes e AVC), porque reduz a formação de placas de ateroma nas paredes dos vasos sanguíneos. Outro factor positivo do seu consumo, é que previne as oxidações biológicas, ou seja, reduz o efeito nocivo dos radicais livres, os responsáveis pelo envelhecimento e aparecimento de certas doenças como é o caso do cancro.

Em Portugal, este foi um dos primeiros produtos a serem exportados. Nos séc. XIV e XV Coimbra e Évora eram as regiões de maior produção, mas ao que parece, no séc. XVIII Santarém foi onde se produziu o azeite de melhor qualidade!!

O azeite que usei na minha máscara de beleza natural, veio directamente do produtor, daquele que com o frio fica espesso e coalhado no fundo do garrafão.

Rejuvenesci uns anitos, de forma simples, natural e económica, sem ter de recorrer a cirurgias plásticas para retirar o excesso de pele! ;)



Alinhar ao centro

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Roupas - emprestar, trocar, alterar e reutilizar

Consumismo. Cada vez mais. Todos os acessórios possíveis e imagináveis, num armário, engavetados. Muitos comprados propositadamente para uma ocasião. Outros nem sequer chegam a ser usados, ou porque no dia seguinte já não estão na moda...ou porque são tantos que nem sequer temos dias suficientes para poder usa-los a todos.

Há também quem raramente compre roupas, ou por não se importar muito com isso...ou porque o dinheiro não chega para tudo.

Eu tenho dias...normalmente visto-me de uma forma mais prática (e agora, quentinha!!!) para o trabalho, mas gosto de me vestir bem (segundo o meu sentido pessoal de estética) em ocasiões especiais...ou simplesmente porque sim!

Nunca liguei a modas...eu faço a minha própria moda. E durante muitos anos, como vivia num meio mais pequeno...muita gente criticava a minha forma de vestir. Mesmo assim, nunca deixei de ser eu mesma.

Ultimamente, cada vez que vou aos armários da minha mãe à procura de alguma coisa...acabo por encontrar roupas dela e da minha tia, que elas usaram nos anos 80 e 90...e encontro-as como quem encontra um tesouro!

Algumas ficam-me bem, outras precisam de pequenos ajustes...

O que interessa é que encontrei uma forma de dar mais uso às coisas, de aproveita-las, reaproveita-las, reutiliza-las...enfim dou valor a cada coisa que tenho e tento não produzir tanto lixo...

Agora que estamos a reflectir sobre este assunto... já parou para pensar na quantidade de lixo que produzimos?! A quantidade de coisas que compramos e pouco tempo depois já não servem?!
Isto para não falar também nos armários a abarrotar desnecessariamente...e que só nos apercebemos disso quando mudamos de casa!

Outra sugestão que deixo...é a troca de roupas!

Eu e a minha irmã costumamos emprestar roupas uma à outra...uma vez que vestimos o mesmo tamanho, podemos fazer isso.

Ela e as amigas também costumam emprestar ou mesmo trocar roupas...porque tudo está em constante mudança, incluindo os nossos gostos!

É preciso despertar uma nova consciência. O ideal é produzirmos e usarmos apenas o necessário...e respeitarmos tudo como se fosse nosso!!

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Guirlanda de Chás

Começo o dia com um chá. Porque não?
Ao pequeno-almoço, almoço, lanche, jantar ou durante a ceia...um chá cai sempre bem.

Principalmente em dias de inverno...embrulharmo-nos numa manta e bebermos chá quente enquanto vemos um filme. De preferência, sem açúcar.
Mais saudável e saboroso.




O caractere chinês para chá é 茶, mas tem duas formas completamente diferentes de se pronunciar:

- Uma é "te" que vem da palavra malaia para a bebida, usada pelo dialecto min-nan.
- Outra é usada em cantonês e mandarim, que soa como cha e significa "apanhar, colher".
Assim, o nome "chá" foi dividido em dois grupos pelas línguas não chinesas.
- Línguas que usam derivados da palavra Te: alemão, inglês, dinamarquês, hebraico, húngaro,finlandês, indonésio, italiano, islandês, letão, tamil, sinhala, francês, holandês, espanhol, arménio e latim.
- Línguas que usam derivados da palavra Cha: hindi, japonês, português, persa, albanês, checo, russo, turco, tibetano, árabe, vietnamita, coreano, tailandês, grego, romeno, swahili,croata.

O termo chá designa a bebida preparada através da infusão de folhas, flores ou raízes da planta camellia sinensis, árvore com origem nas florestas do nordeste da Índia e sul da China e que pode chegar aos 15 metros.
Existem quatro grupos principais de chá baseados no grau de oxidação:

- Chá branco: folhas jovens (novos botões que cresceram) que não sofreram efeitos de oxidação;
- Chá verde: a oxidação é parada pela aplicação de calor através de vapor (um método tradicional japonês) ou em bandejas quentes (o método tradicional chinês).
- Oolong, cuja oxidação é parada algures entre o chá verde e o chá preto.
- Chá preto: oxidação substancial. A tradução literal da palavra chinesa é chá vermelho.

"Chá de ervas" é frequentemente utilizado para designar todas as infusões feitas a partir de diferentes partes de plantas ( casca, folhas, flores, etc).
Exemplos mais comuns: chá de camomila, chá de erva-cidreira, chá de tília, chá de menta, chá de limão, chá de flor de laranjeira.
A tisana é um tipo de infusão que consiste em adicionar ervas medicinais em água a ferver durante cinco ou seis minutos num recipiente tapado. Após esse tempo retira-se o recipiente do lume, deixando repousar (ainda tapado) por cerca de 15 minutos. A tisana está pronta a ser consumida, após ser coada e colocada numa chávena.Uma tisana que recomendo para a constipação e dores de garganta é a de gengibre e casca de limão, à qual depois de repousar , adicionamos uma colher de mel. Deve ser tomada ao deitar.
Uma infusão de chá, tisana ou chá de ervas...para saborear, aquecer, refrescar ou para uso medicinal, podem ser
bastante úteis desde que consumidos com moderação.

E para tornar mais fácil a escolha de uma infusão...que tal uma guirlanda de chás onde podemos guardar as saquetas de chás e infusões, que assim ficam bastante acessíveis e fazem parte,por exemplo, da decoração da cozinha?! Deixo aqui a sugestão... :P


Curiosidade:
Os primeiros europeus a contactar com o chá foram os portugueses que chegaram ao Japão em 1543.


Fonte: Wikipédia