quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Cem Anos de Solidão




"...Descobri, ao acordar, que tinha maduro no coração o romance de amor que havia ansiado escrever há tantos anos."

Palavras de Gabriel García Márquez, sobre o seu livro intitulado "Cem Anos De Solidão", Prémio Nobel De Literatura.

Escritor Colombiano, nascido em 1927 e considerado o pai do realismo mágico latino-americano, a fusão entre a realidade e a fantasia.

Cem Anos de Solidão, conta a história de uma família, ao longo de várias gerações, os Buendía! 
Trata-se de uma fabulosa aventura que começa com a fundação de um lugar, uma aldeia, que ao longo dos anos e das gerações se foi construindo e reconstruindo, conforme a vontade e ambição do homem e os caprichos da natureza. Lugar que poderia ser qualquer um por esse mundo fora, com as suas gentes e suas histórias. Recheada de fantasias, tragédias, incestos, descobertas e condenações é uma belíssima obra da literatura universal. 



Quando terminei de ler só me ocorria:  "Uau, quem me dera saber escrever assim!!"  :)


Esta é uma obra que me deu a sensação de ser escrita em círculos...Onde o tempo não é linear mas sim cíclico. Onde os começos se repetem. Todo o fim volta ao inicio, como se a mesma história fosse contada vezes sem conta...

ah! ...e como se tudo estivesse pré-escrito no livro do destino! Lá se foi a teoria da arbitrariedade! 


Uma boa noite e boas leituras,  





sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Mar que é Nuvem...




"Eu não tenho filosofia: tenho sentidos...
Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é.
Mas porque a amo, e amo-a por isso,
Porque quem ama nunca sabe o que ama
Nem porque ama, nem o que é amar... "

(Alberto Caeiro)


...Em um fim de tarde à beira mar...
...Onde o mar se disfarça de nuvem...

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Tie-dye




A tarde de ontem foi passada na cozinha entre panelas, tecidos e tintas. A filhota, princesa mais nova, teve a ideia de  tingir este vestido e lá deitamos mãos à obra. Das nossas aventuras nasceu esta obra de arte. Há pois é! O tingimento em "tie dye" dá verdadeiras obras artísticas!!
Técnica muito usada nos anos 60 pelo movimento hippie e que consiste em amarrar e tingir os tecidos ou peças de vestuário de forma artesanal. O resultado é um desenho irregular, mas de surpreendente beleza. Para nós foi mesmo uma grande surpresa, porque quando começámos a enrolar o tecido, a atar cordéis e a pôr a cozer na panela com tinta, não sabíamos o que iria sair dali.
A minha Helena de Tróia ganhou um vestido novo   e peça única e ainda sobraram uns panos (não sei se, com pintura abstracta ou simples borradas), daquela t-shirt ali em cima que acabará transformada em almofada.  Tarde a repetir...  ;)