Consumismo. Cada vez mais. Todos os acessórios possíveis e imagináveis, num armário, engavetados. Muitos comprados propositadamente para uma ocasião. Outros nem sequer chegam a ser usados, ou porque no dia seguinte já não estão na moda...ou porque são tantos que nem sequer temos dias suficientes para poder usa-los a todos.
Há também quem raramente compre roupas, ou por não se importar muito com isso...ou porque o dinheiro não chega para tudo.
Eu tenho dias...normalmente visto-me de uma forma mais prática (e agora, quentinha!!!) para o trabalho, mas gosto de me vestir bem (segundo o meu sentido pessoal de estética) em ocasiões especiais...ou simplesmente porque sim!
Nunca liguei a modas...eu faço a minha própria moda. E durante muitos anos, como vivia num meio mais pequeno...muita gente criticava a minha forma de vestir. Mesmo assim, nunca deixei de ser eu mesma.
Ultimamente, cada vez que vou aos armários da minha mãe à procura de alguma coisa...acabo por encontrar roupas dela e da minha tia, que elas usaram nos anos 80 e 90...e encontro-as como quem encontra um tesouro!
Algumas ficam-me bem, outras precisam de pequenos ajustes...
O que interessa é que encontrei uma forma de dar mais uso às coisas, de aproveita-las, reaproveita-las, reutiliza-las...enfim dou valor a cada coisa que tenho e tento não produzir tanto lixo...
Agora que estamos a reflectir sobre este assunto... já parou para pensar na quantidade de lixo que produzimos?! A quantidade de coisas que compramos e pouco tempo depois já não servem?!
Isto para não falar também nos armários a abarrotar desnecessariamente...e que só nos apercebemos disso quando mudamos de casa!
Outra sugestão que deixo...é a troca de roupas!
Eu e a minha irmã costumamos emprestar roupas uma à outra...uma vez que vestimos o mesmo tamanho, podemos fazer isso.
Ela e as amigas também costumam emprestar ou mesmo trocar roupas...porque tudo está em constante mudança, incluindo os nossos gostos!
É preciso despertar uma nova consciência. O ideal é produzirmos e usarmos apenas o necessário...e respeitarmos tudo como se fosse nosso!!
muita verdade nesse texto
ResponderExcluirSou a favor de todas essas opções! Só lamento não ter conhecimentos de costura, para fazer eu mesma as alterações da roupa. Talvez um dia ainda vá fazer um cursinho.
ResponderExcluirBeijinhos