Começo o dia com um chá. Porque não?
Ao pequeno-almoço, almoço, lanche, jantar ou durante a ceia...um chá cai sempre bem.
Principalmente em dias de inverno...embrulharmo-nos numa manta e bebermos chá quente enquanto vemos um filme. De preferência, sem açúcar.
Mais saudável e saboroso.
O caractere chinês para chá é 茶, mas tem duas formas completamente diferentes de se pronunciar:
- Uma é "te" que vem da palavra malaia para a bebida, usada pelo dialecto min-nan.
- Outra é usada em cantonês e mandarim, que soa como cha e significa "apanhar, colher".
Assim, o nome "chá" foi dividido em dois grupos pelas línguas não chinesas.
- Línguas que usam derivados da palavra Te: alemão, inglês, dinamarquês, hebraico, húngaro,finlandês, indonésio, italiano, islandês, letão, tamil, sinhala, francês, holandês, espanhol, arménio e latim.
- Línguas que usam derivados da palavra Cha: hindi, japonês, português, persa, albanês, checo, russo, turco, tibetano, árabe, vietnamita, coreano, tailandês, grego, romeno, swahili,croata.
O termo chá designa a bebida preparada através da infusão de folhas, flores ou raízes da planta camellia sinensis, árvore com origem nas florestas do nordeste da Índia e sul da China e que pode chegar aos 15 metros.
- Existem quatro grupos principais de chá baseados no grau de oxidação:
- - Chá branco: folhas jovens (novos botões que cresceram) que não sofreram efeitos de oxidação;
- - Chá verde: a oxidação é parada pela aplicação de calor através de vapor (um método tradicional japonês) ou em bandejas quentes (o método tradicional chinês).
- - Oolong, cuja oxidação é parada algures entre o chá verde e o chá preto.
- - Chá preto: oxidação substancial. A tradução literal da palavra chinesa é chá vermelho.
- "Chá de ervas" é frequentemente utilizado para designar todas as infusões feitas a partir de diferentes partes de plantas ( casca, folhas, flores, etc).
- Exemplos mais comuns: chá de camomila, chá de erva-cidreira, chá de tília, chá de menta, chá de limão, chá de flor de laranjeira.
- A tisana é um tipo de infusão que consiste em adicionar ervas medicinais em água a ferver durante cinco ou seis minutos num recipiente tapado. Após esse tempo retira-se o recipiente do lume, deixando repousar (ainda tapado) por cerca de 15 minutos. A tisana está pronta a ser consumida, após ser coada e colocada numa chávena.Uma tisana que recomendo para a constipação e dores de garganta é a de gengibre e casca de limão, à qual depois de repousar , adicionamos uma colher de mel. Deve ser tomada ao deitar.
- Uma infusão de chá, tisana ou chá de ervas...para saborear, aquecer, refrescar ou para uso medicinal, podem ser
- bastante úteis desde que consumidos com moderação.
- E para tornar mais fácil a escolha de uma infusão...que tal uma guirlanda de chás onde podemos guardar as saquetas de chás e infusões, que assim ficam bastante acessíveis e fazem parte,por exemplo, da decoração da cozinha?! Deixo aqui a sugestão... :P
- Curiosidade:
Fonte: Wikipédia
Parece-me uma ótima ideia, essa guirlanda de chás! Eu adoro chás, normalmente ficam mesmo nas caixas.
ResponderExcluirBeijinhos