sexta-feira, 13 de julho de 2012

O caldeirão mágico!


Da incursão pela feira da ladra, resultou o encontro com esta preciosidade. Pelo menos para mim é uma peça preciosa! Faz parte das minhas lembranças de infância e adolescência. Cresci a ouvir histórias de encantar enquanto ela, aquela que não sendo do meu sangue fez o papel de avó, de amiga, de conselheira, punha o feijão a cozer ou a sopa em panelas destas ao lume na chaminé da cozinha que havia separada da casa de habitação... É alguém que já não se encontra entre nós há muitos anos (30 mais precisamente). Ficaram as recordações e um carinho especial. Mal sabia ela que estava a contribuir para a pessoa que sou hoje... à sua memória dedico este "post"!!




Como se pode ver nas imagens, esta panela de ferro estava em muito mau estado, com imensa ferrugem e muito gasta em alguns sítios. Pelo seu aspecto, deve ser muito antiga, uma verdadeira relíquia, que se foi deteriorando com o tempo e o abandono.  

Munida de uma escova de aço, deitei mãos à obra e umas horas depois aparecia uma bonita cor ferrosa e no chão um monte de ferrugem. Agora imaginem-me a mim! Parecia o pai natal depois de uma noite de natal a descer pelas chaminés (só me faltava o barrete e camisola vermelha, porque as calças já tinha)...



No final, passei um pano besuntado em azeite por toda a peça e o resultado é surpreendente!

Se podia comprar uma nova e evitar toda esta trabalheira? Podia, mas não era a mesma coisa!

Esta tem uma energia especial. A energia transmitida pelos alimentos a serem cozinhados e pelas mãos que a manusearam. É um caldeirão com história. Quantas refeições terá cozinhado?! Quantas bocas terá  alimentado?!

Agora ficará simplesmente a decorar, mas ocupa um lugar especial na casa!





2 comentários:

  1. Rosa, tenho aqui 2 caldeirões a precisar do mesmo tratamento!
    Esse ficou espectacular, parece novinho em folha, parabéns pela fantástica recuperação!
    (muitas bruxices dá para fazer com ele..... hmmm... hm... ;))

    ResponderExcluir
  2. Hazel,
    com muita pena minha, por baixo de tanta ferrugem descobri 2 ou 3 furinhos no fundo do caldeirão...Para a recuperação ser completa teria que levar ali uns "remendos", mas mesmo assim,não deixou de ser uma transformação interessante.
    Foi um trabalho bem moroso e enérgico, de tanto esfregar o caldeirão quase fiquei com bolhas, mas valeu a pena ;)
    No fim o marido chegou e disse que existe um produto que faz o mesmo com menos trabalho (olha obrigadinha pela ajuda!)

    O azeite foi o toque milagroso, que lhe devolveu a cor original. Arrisquei no seu uso, mas no final fiquei tão orgulhosa de mim mesma que me apeteceu gritar: - " sou mesmo idiota, só tenho ideias fantásticas!!" :)))))

    ResponderExcluir