sexta-feira, 28 de setembro de 2012

O meu pé de Araçá!



Este ano o araceiro do nosso quintal presenteou-nos com uma boa dose de frutos, para regalo do meu paladar e do marido. Que maravilha! Estes foram apanhados hoje. Frescos, sem pesticidas ou outras substâncias nocivas à saúde, saborosos e nutritivos têm-me proporcionado pequenos momentos de prazer. 

O araçá é um fruto tropical (mas que se está a dar muito bem no clima ribatejano), com sabor e textura parecidos com a goiaba, ligeiramente mais ácido e aroma mais acentuado e também de menores dimensões. Rico em sais minerais e vitaminas, sobretudo a C. Desconheço as suas propriedades medicinais mas sendo uma fonte de cálcio e ferro, o seu consumo é benéfico na prevenção da osteoporose e anemia.  

Doce de araçá ainda não fez parte das minhas experiências na cozinha, mas já está na lista. Descobri aqui Nacozinha, que também se pode usar para fazer iogurte. Parece que, a pectina contida no fruto, juntamente com o açúcar vai gelificar o leite e dar-lhe a consistência de iogurte. 

2 comentários:

  1. Rosa,
    Sem problema em linkar meu post, pelo contrário, até agradeço e é assim que costumo proceder, concedendo os créditos.
    De fato, o araçá dá aquela consistência de iogurte, sem contar que fica bem gostoso.
    Araçás me lembram infância. Comi muito quando criança!
    Também aprecia o ponto-de-cruz, não é? Bordei durante alguns anos, mas parei para me dedicar a outras coisas. Acho lindo!
    Bj.s

    ResponderExcluir
  2. Olá Gina,

    Obrigada por visitar o "Arte", um espaço onde se respira tudo o que possa contribuir para uma vida mais descontraída, feliz e saudável.
    Só "descobri" o araçá em adulta depois do marido trazer uma planta pequena da terra dele (Ilha da Madeira), que plantamos no quintal...Levou anos para começar a dar fruto...e surpreendeu-me pela positiva. Além da árvore ser muito bonita.
    Quanto ao ponto cruz, sim gosto imenso, mas tb já não faço com a regularidade de outros tempos. Divido o meu tempo livre por várias áreas... :) Gosto de tudo o que é artesanato e bricolage. Bjs

    ResponderExcluir