domingo, 30 de setembro de 2012

Louro & Laurus


Laurus nobilis!

O louro é o símbolo da poesia, das letras e do sucesso. 
Na Grécia e Roma antigas, as coroas de louros eram símbolo de sucesso e serviam para premiar os atletas vencedores das provas olímpicas ou os vencedores de batalhas, muito embora em Atenas estas fossem substituídas por ramos de oliveira entrelaçadas por serem o símbolo da cidade. 


Estátua esculpida por Bermini, como representação do mito de Apolo e Dafne.


Do mito que envolve Apolo (o Deus Sol), e a ninfa Dafne no qual ela se transformou em loureiro para escapar às perseguições amorosas do deus, resultou a fama deste arbusto e subsequente uso para coroar ou laurear desportistas, heróis e até poetas. 

A planta representava a vitória e isto era comum a ambas as culturas, grega e romana. Entre os romanos era até comum, quando um comandante ganhava uma batalha, enviar para o Senado (assembleia de notáveis) um pergaminho envolto em folhas de louro a informar a ocorrência. 

O louro não é apenas para uso de deuses ou prémio de vencedores, ele tem também imensas propriedades terapêuticas e ao alcance de todos. 


Imagem da wikipédia


Convém certificar-se que se usa a espécie correcta, bem como, devo advertir que qualquer dica aqui escrita não passa disso mesmo e não substitui o conselho médico!!

Pode usar-se em forma de creme, óleo essencial ou então em chá.
Em caso de reumatismos, friccionar a zona dorida com um pouco de pomada ou óleo ou então usar umas gotas no banho para aliviar as dores.
Também se podem fazer cataplasmas com as folhas, para aliviar a rigidez do pescoço, lombalgia, entorse do tornozelo e outras dores das articulações ou musculares. 
O chá usa-se para controlar menstruações, tanto em excesso como em falta e muito útil também quando na pré-menopausa o fluxo se torna irregular.
Tomar a infusão também em caso de má digestão. Para azia, mau hálito ou indisposição (estômago), fazer a infusão com 2 ou 3 folhas e juntar sumo de limão e açúcar.

Como em tudo, ter em atenção que excessos nunca são saudáveis. Em caso de gravidez é preciso cuidado com o uso excessivo porque pode ser abortivo. Pode ser prejudicial quando se tem o estômago sensível.


Pessoalmente, não dispenso o louro da culinária!!


Na foto, a minha planta que me dá um jeitão para temperar (quase) todos os pratos!
De um sabor intenso característico, é óptimo para temperar pratos de feijão, carnes e peixe.
Ideal em pratos que exigem um cozimento lento porque o seu óleo essencial liberta-se lentamente.

ps. os antigos diziam que se devia tirar o veio do meio da folha e que é tóxico. Sendo verdade ou não, eu tenho por hábito fazer isso  ;)


Que todos possam dormir sobre os louros,
é o meu desejo para esta noite de domingo!!


2 comentários:

  1. Por acaso nunca tiro o veio....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre o fiz, mas mais por uma questão de hábito... E depois, muitos dos ensinamentos que vieram dos nossos antepassados, mesmo que nada tivessem de científicos, contém em si grande sabedoria...

      Fiz umas pesquisas na net e encontrei isto http://desertosedesertificacao.blogspot.pt/2009/11/investigador-universitario-diz-que-ha.html

      Afinal sempre tem algum fundamento...E é preciso escolher bem o louro que se usa na cozinha!

      Excluir