sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Frigatriscaidecafobia





SEXTA-FEIRA



Diz a lenda escandinava que Loki, deus do fogo, um espírito do mal e da discórdia, apareceu, sem ser convidado, num banquete onde estavam 12 deuses. Loki armou uma cilada que desencadeou a morte de Balder, o deus favorito, que representava a justiça e a sabedoria.
Dai surgiu a ideia de que uma refeição com 13 pessoas à mesa é sinal de desgraça!

Uma outra lenda nórdica conta que quando as tribos nórdicas e germânicas foram convertidas ao cristianismo, Freya, a deusa da paixão e da fertilidade, passou a ser narrada como uma bruxa exilada no alto de uma montanha. Para provocar a raiva das pessoas pela deusa, dizia-se que ela se reunia todas as 6as feiras com 11 bruxas e o demónio para rogar pragas sobre os humanos.

Sexta-feira nas línguas anglo-saxonicas deriva do nome desta deusa. O patriarcado judaico-cristão associou a sexta-feira à maldição e com isso, tudo o que está relacionado com o feminino, as formas arredondadas, a menstruação, a magia, o humor cíclico, etc.

Estas lendas foram associadas à última ceia na qual Jesus e os 12 Apóstolos juntaram-se à mesa e também um elemento, Judas Iscariotes, foi um traidor e o causador da morte de Jesus. A crucificação de Jesus ocorreu numa 6a Feira.

Para uns, o numero 13 tem uma simbologia positiva. Para outros, há uma série de situações que acreditam ser potenciais causadoras de azar.

A palavra Azar, de origem árabe, Azzahar, significa segundo o dicionário português, má sorte e infelicidade.

Triscaidecafobia é o medo irracional e pouco comum do número 13. O medo específico da sexta-feira 13 é chamado de parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia.



Pessoalmente, acredito que há energia em tudo o que existe, quer seja em pensamentos, em números ou objectos...e parte de nos absorver e transformar em positiva essa energia. Parte de nos viver em harmonia com os outros e tornar todos os dias importantes e úteis!



Deixo aqui como curiosidade algumas superstições:

-ELEFANTES: Ter uma representação de elefante em cima de um móvel, sempre com a tromba erguida mas de costas para a porta de entrada, evita a falta de dinheiro.

-ORELHA: Se a sua orelha aquecer de repente, é porque alguém está a falar mal de si. Nesse caso, vá dizendo os nomes dos suspeitos até a orelha voltar à temperatura normal. Para aumentar a eficiência do contra-ataque, morda o dedo mindinho da mão esquerda: o sujeito irá morder a própria língua!

-GATOS: Na idade média, acreditava-se que os gatos pretos eram bruxas transformadas em animais. Por isso a tradição diz que passar por um gato preto traz azar. Os místicos, no entanto, têm outra versão. Quando um gato preto entra em casa é sinal de dinheiro a entrar. Acariciar um gato atrai boa sorte. Ter um gato em casa atrai fortuna. Se um gato flectir as patas e deitar-se sobre elas deixando-as escondidas é sinal que uma tempestade se aproxima.

-ESPELHOS: Quem partir um espelho terá sete anos de azar. Olhar-se num espelho partido é ainda pior, Significa quebrar a própria alma. Ninguém deve olhar também para um espelho à luz das velas nem permitir que outra pessoa olhe para um espelho ao mesmo tempo.

-GUARDA-CHUVA: Dentro de casa, o guarda-chuva deve ficar sempre fechado, abri-lo dentro dentro de casa traz infortúnios e problemas aos familiares.

-ARANHAS: aranhas, grilos e lagartixas representam boa sorte para o lar. Matar uma aranha pode causar infelicidade no amor.

-BRINDAR: Se o seu copo contiver algum tipo de bebida alcoólica, não brinde com ninguém cujo copo contenha bebida sem álcool. Vocês terão os vossos desejos invertidos.

-VASSOURA: Colocar uma vassoura com o cabo para baixo atrás da porta faz as visitas indesejáveis irem embora. A vassoura deve ser guardada na posição vertical para evitar desgraças. As crianças que montarem em vassouras serão infelizes. Varrer a casa à noite expulsa a tranquilidade.

-NÚMERO 13: O número 13 é tido ora como sinal de infortúnio, ora de bom agouro. Se uma sexta-feira calhar no dia 13 é um mau sinal. Todo o cuidado é pouco nesse dia. O numero 13 é tão temido que há lugares onde os prédios não possuem o 13º andar.

-ESCADA: Passar por debaixo da escada pode trazer má sorte, mas quem já estiver azarento e passar por debaixo da escada pode dizer adeus ao azar, pois ele é quebrado nesse momento.

-MADEIRA: se você bater num tronco de árvore oco três vezes expulsa o azar.

-MAU-OLHADO (ou olho-gordo): característica creditada a algumas pessoas, consistindo na capacidade de fazer mal a alguém apenas submetendo-o ao seu olhar.

-FONTES: atirar uma moeda para uma fonte de água realiza um desejo pedido.

-TREVOS: encontrar um trevo de quatro folhas tira todo o seu azar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário