sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Máscara de beleza natural

Hoje deu-me para me besuntar com azeite! (arggggg, é a expressão que estou a imaginar em vocês leitores, ao lerem isto) :)

Acordei com a pele à volta dos olhos tão seca que parecia papel. Quando me olhei ao espelho ia tendo uma coisinha má tal foi o susto! Tinha mais uns 10 anos em cima, que na noite anterior ao deitar-me...

Deitei mão da coisa mais gordurosa que tinha em casa. Já estão a imaginar o que foi?! O azeite da cozinha, claro está!

Com suaves pancadinhas, espalhei uma gotinha à volta de cada olho e maçãs do rosto e passado uma hora ao tomar banho saiu tudo, ficando a pele suave e macia, sem a desagradável sensação de "repuxar". Depois espalhei o creme habitual, neste caso, o recomendado pelo dermatologista para peles atópicas e estava fresca, bela e pronta para começar um novo dia!!

O azeite, já vem sendo usado desde a antiguidade pelos gregos e romanos não apenas na culinária, mas também como medicamento, unguento ou bálsamo.
O azeite de oliva tem várias substâncias benéficas para a saúde e a sua gordura não se transforma em colesterol. O seu consumo regular ajuda a prevenir acidentes cardio-vasculares (enfartes e AVC), porque reduz a formação de placas de ateroma nas paredes dos vasos sanguíneos. Outro factor positivo do seu consumo, é que previne as oxidações biológicas, ou seja, reduz o efeito nocivo dos radicais livres, os responsáveis pelo envelhecimento e aparecimento de certas doenças como é o caso do cancro.

Em Portugal, este foi um dos primeiros produtos a serem exportados. Nos séc. XIV e XV Coimbra e Évora eram as regiões de maior produção, mas ao que parece, no séc. XVIII Santarém foi onde se produziu o azeite de melhor qualidade!!

O azeite que usei na minha máscara de beleza natural, veio directamente do produtor, daquele que com o frio fica espesso e coalhado no fundo do garrafão.

Rejuvenesci uns anitos, de forma simples, natural e económica, sem ter de recorrer a cirurgias plásticas para retirar o excesso de pele! ;)



Alinhar ao centro

Nenhum comentário:

Postar um comentário